O herpes labial ou também conhecido como fogo, é causado por um vírus que geralmente se transmite através de um beijo, contato perto com uma pessoa que tem um surto ativo, o uso de elementos contaminados como, por exemplo, lâminas de barbear, batons, toalhas, entre outros.
O herpes se apresenta através de bolhas ou erupção vermelha que aparecem nos lábios, antes disso a pessoa pode sentir sensações como formigamento, coceira e ardor o qual anuncia que em breve irá aparecer um herpes.
Segundo estudiosos especializados, quase todo o mundo contraiu herpes labial ao chegar a etapa adulta, o bom é que ao ser uma doença comum, existem diferentes tratamentos que ajudarão a tratar e inclusive a curar completamente.
Como curar e tratar o herpes labial de forma natural?
Normalmente percebemos que temos herpes labial quando já nos saíram as bolhas, para este caso existem diferentes alternativas que ajudarão a aliviar as lesões e os incômodos que isso pode causar.Antes de fazer qualquer tratamento natural, é recomendável limpar muito bem a região afetada com água e sabão antisséptico para evitar que o vírus continue se propagando.
Tratamento com alho
O alho é um antiviral natural ideal para combater o herpes, o único que você tem que fazer é cortar um alho na metade e esfregá-lo sobre a bolha durante uns segundos.
Tratamento com leite
O leite tem alto teor de lisina, que é um componente que ajuda a inibir o aminoácido chamado arginina, o aminoácido que causa os surtos de herpes labial. Com um tratamento com leite poderá acelerar o processo de cura desta doença, para isto o único que você deve fazer é umedecer um algodão com leite e esfregar sobre a bolha.Tratamento com gelo
Na primeira sensação de inchaço ou formigamento na região dos lábios, recomenda-se aplicar uma saco cheio de gelo enrolado em uma toalha durante um par de minutos.
Tratamento com chá preto
Para aliviar a dor e acelerar o processo de cura do herpes labial, você pode colocar uma compressa de chá preto sobre a região afetada.Tratamento de tomate e Aloe vera
Limpe diariamente a região afetada e logo aplique sobre ela um pouco de polpa de tomate, deixe que atue um minuto e coloque um pouco de Aloe vera, o qual ajudará a secar as bolhas.
Tratamento com limão
O limão tem propriedades desinfetantes e antissépticas que ajudarão a combater o vírus do herpes labial, para isto você terá que aplicar umas 4 gotas de limão sobre a bolha 3 vezes ao dia.Tratamento com iogurte
O iogurte contém uma substância que elimina o vírus do herpes labial e limpa a região afetada. É recomendável tomar iogurte durante o tempo que tenha a doença, você também pode usar para aplicar diretamente sobre a bolha e neste caso se recomenda que esteja bem gelado.
Tratamento com tomate verde.
Misture a polpa de um tomate verde com uma colher de bicarbonato de sódio, o aplique na região afetada utilizando um algodão.Tratamento com mel de abelha
Misture uma colherzinha de mel de abelha puro com um pouco de vinagre, aplique sobre a região afetada por 3 ou 4 vezes ao dia.
Tratamento com sal
Com uma colher pressione o sal até que se desfaça completamente, aplique sobre a região afetada utilizando um algodão e repita o procedimento 2 ou 3 vezes ao dia.Recomendações para melhores resultados
Além de tratar o herpes labial de forma natural, você deve levar em conta certos aspectos de higiene e segurança, que te ajudará a eliminar por completo o vírus para assim encontrar um alivio rápido e sem que continue se propagando.- Para que as bolhas se sequem o quanto antes, lembre-se que é muito importante limpar todos os dias.
- Evite exposição ao sol.
- Não estoure as bolhas nem retire a pele morta em caso que se resseque, isto se aliviará assim que o vírus desapareça.
- Uma vez que você termine o seu tratamento descarte todos os produtos e elementos que estiveram em contato com a ferida, como, por exemplo,: a escova de dente, as laminas de barbear, produtos de maquiagem, entre outros.
- Suspenda os alimentos com componentes de arginina, este componente é um aminoácido essencial para o metabolismo do vírus do herpes e prolongará a sua presença em nosso organismo. Entre os alimentos com alto teor deste componente encontramos: o chocolate, as bebidas de cola, ervilhas, amendoim, gelatina, nozes e cerveja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário